Desenvolvido originalmente por Sérgio Halaban e André Zatz, Sheriff of Nottingham é a versão revisada e reeditada de um clássico moderno dos jogos de tabuleiro nacionais, publicado pela Galápagos em 2011: o divertido e ousado Robin Hood.

Neste jogo de blefe, contrabando e suborno, os jogadores se alternam entre o papel do Xerife de Nottingham, um homem corrupto e ganancioso e os comerciantes da cidade, que se esforçam para disponibilizar mercadorias de qualidade para a cidade de Nottingham. Mas o Príncipe João aumentou os impostos de todas as mercadorias, e ainda tornou as mercadorias de maior qualidade ilegais, para que possa confiscá-las em benefício próprio.

Em Sheriff of Nottingham, você é um comerciante tentando entregar suas Mercadorias na feira. A cada rodada, um jogador diferente assume o papel do Xerife, que deve decidir quais comerciantes terão as bolsas revistadas, e quais deles poderão passar direto. Como comerciante, seu objetivo é convencer o Xerife a deixá-lo entrar — custe o que custar! Ao final da partida, o comerciante mais rico é o vencedor!

 

Cada rodada é composta por quatro fases simples, nas quais os comerciantes adquirem mercadorias, carregam suas bolsas, declaram a entrada de mercadorias para o xerife e são, eventualmente, inspecionados. Os comerciantes devem declarar as quantidades e os tipos de mercadoria que estão carregando, e cabe ao xerife decidir se acredita nas declarações e permite que os comerciantes levem suas mercadorias tranquilamente até suas barracas (que acumularão pontos de diferentes formas até o fim do jogo) ou se vai inspecionar suas bolsas, o que pode ter dois resultados:

Se a bolsa do comerciante possui exatamente a quantidade e tipo de mercadoria declarada, o xerife é obrigado a pagar uma indenização ao comerciante, por ter erroneamente acusado um cidadão de bem.

Se a bolsa contiver mercadorias ilegais, ou qualquer diferença em relação ao que foi declarado, o comerciante deve pagar uma multa ao xerife, além de perder qualquer contrabando que estivesse tentando trazer para dentro de sua barraca.

Os comerciantes que preferirem garantir que sua mercadoria não seja inspecionada são incentivados a oferecer, digamos assim, agrados ao bom xerife, algo que faça com que o xerife faça algumas concessões à sua política de ética tão bem construída ao longo de anos de serviços prestados.

 

Sheriff of Nottingham é um jogo de blefe e negociações para 3 a 5 jogadores, com partidas de 60 minutos. Você é capaz de convencer o xerife sobre sua honestidade?

Especificações
Componentes 216 cartas de Mercadoria, incluindo: (144 Mercadorias Legais (verde), 60 Contrabandos (vermelho), 12 Mercadorias Reais (vermelho com faixa dourada e distintivo do Xerife embaixo)) | 110 moedas de Ouro, em quatro valores: (39 moedas de valor 1, 42 moedas de valor 5, 17 moedas de valor 20, 12 moedas de valor 50) | 1 peça do Xerife | 5 Fichas de Barraca | 5 Bolsas | 1 Livro de Regras
Criação Sérgio Halaban e André Zatz
Arte Lorraine Schleter e David Sladek
Ano de Publicação 2014
Número de Jogadores 3 a 5
Cartas 63 x 88 mm (Poker Size)
Duração 60 minutos
Mecânicas Hand Management, Role Playing, Set Collection
Faixa Etária 14+
Idioma Português-BR

Escrever Comentário

Por favor faça seu Login ou Cadastre-se para faze um comentário.

Sheriff of Nottingham

ESGOTADO


Tags: Galápagos Jogos, Family, Party Game, Bluffing, Humor, Medieval, Negotiation, Novel-based